Cosmos e Contexto 2

|

Editorial

Este é o segundo número de Cosmos e Contexto. Nesta edição passeamos pela física, cosmologia, artes plásticas e filosofia. O físico Erasmo Recami discute experimentos recentes que são compatíveis com a existência de partículas viajando com velocidade maior que a da luz e, através de seus trabalhos, a possibilidade de se construir uma teoria para…

|

Táquions

ARTIGO / Erasmo Recami* // Há mais de 40 anos, o físico italiano Erasmo Recami e seus colaboradores vêm desenvolvendo uma teoria para explicar fenômenos superluminais compatíveis com as demais teorias já bem estabelecidas. De acordo com seus trabalhos, uma teoria sem paradoxos para táquions pode ser formulada e testada. Recentemente, a possível existência de…

|

Diálogos sobre o começo do mundo

Em 24 de agosto de 2002, durante um workshop no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), reuniram-se alguns cosmólogos para discutirem uma das questões mais atraentes da Cosmologia: a origem do universo. O que segue são algumas anotações de uma conversa informal ocorrida naquela noite entre três daqueles participantes, os professores Evgeni, Maurizio e Vitaly…

|

Modesta justificativa de uma visão parmenidiana do universo

Neste texto o prof. G. Romero comenta a respeito de sua visão do espaço-tempo que, aproximando-se do pensamento do filósofo Parmênides, afirma que esta entidade é eterna, imutável e única. Tudo o que já foi ou pode vir a ser é apenas um elemento contido em sua totalidade quadridimensional. A  mudança é ilusória, e a…

Vida longa à Reunião Argentino-Brasileira de Gravitação, Astrofísica e Cosmologia

De 4 a 8 de outubro de 2011 aconteceu a Primeira Reunião Argentino-Brasileira de Gravitação, Astrofísica e Cosmologia, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Érico Goulart comenta suas percepções sobre esta nova oportunidade de colaboração entre os dois países.

| |

Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA) lança livro em comemoração ao ano da Astronomia

  Já está disponível o livro contendo os anais da conferência The Sun, the Stars, the Universe and General Relativity. Trata-se de uma bela edição que o Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA), em colaboração com a International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet), publicou na ultima semana de 2011 pela Cambridge Scientific Publishers….

|

Diálogos sobre o tempo

  Este trabalho consiste em um diálogo entre a artista plástica Ana Freitas e o cosmólogo Mario Novello, na tentativa de produzir uma imagem que represente e seja fiel ao conceito de espaço-tempo da física moderna. O que salta aos olhos é  a dificuldade de se encontrar uma imagem capaz de simbolizar no imaginário do…

|

Ana e suas figuras

– (…) Podia me dizer, por favor, qual é o caminho que devo seguir? – Isso depende do lugar para onde você quer ir, disse o Gato. – Não tenho destino certo, disse Alice. – Nesse caso não importa muito por onde você vá. Lewis Carroll. // Ana está procurando o caminho que leva da…