Cosmos e Contexto 21

|

Rubaiyat

“Não devemos temer que a Vida, ao encerrar nossa conta, detenha a roda do tear pois o eterno Saki soprará infinitas bolhas, que, como nós, vão surgir e estourar.” Omar Khayyam em Rubaiyat //   Página do manuscrito “Rubaiyat” de Omar Khayyam. Caligrafia e ornamentação por William Morris, ilustrações por Edward Burne-Jones.      …

Editorial: O nascimento do mundo

Todas as civilizações, algumas antigas de mais de 40 séculos, produziram uma história do nascimento do mundo. Cada uma delas constituiu a base para instaurar as diversas religiões. Nas últimas décadas, pensadores de diversas áreas têm se dedicado ao estudo comparativo dessas versões reconhecendo que esses mitos de criação possuem, de uma maneira intrigante, uma…

Mitos Cosmogônicos IV – O nascimento do mundo segundo o Islã*

ARTIGO / Dando continuidade à publicação de mitos tradicionais de criação do Universo,  exibimos neste número trechos da apresentação de Toufy Fahd** também proferida no encontro ocorrido em 1959, na França, onde se juntaram antropólogos, arqueólogos e historiadores. – – – – – O CRIADOR Em todas as suas partes, o Corão se apresenta a…

Geografias interiores: Cartografias e topografias da mente

A cinematografia desse início de século parece expressar nas suas narrativas fílmicas uma agenda tecnológica contemporânea onde não apenas generaliza o modelo computacional como fosse o próprio modelo cognitivo de funcionamento da mente, mas também pretende criar modelos simulados de funcionamento cerebral a partir de verdadeiras cartografias e topografias da mente. O esforço multidisciplinar envolvendo…

Olhar a crise com a luneta

Fala-se muito de técnica nos dias de hoje. Técnicos são aqueles que, incrementando a técnica, poderiam resolver os problemas (técnicos) que outros técnicos parecem ter causado usando a mesma técnica. Mas o que é esta técnica? E para que serve? E pode a técnica sozinha resolver um problema que não pareça ser técnico? Por vários…

Jogos da Natureza – Parte II – Capítulos 3 e 4

CONTO / Mario Novello // – – – – – CAPITULO 3: O fóton fala com Maria Luisa Maria Luisa tinha recebido um presente muito especial. Sua tia Luri tinha lhe dado uma bela edição condensada da Biblia. No mesmo dia, à noite, foi para a cama levando seu livro novo. Mal começou a ler ficou…