Cosmos e Contexto 19

|

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2013.

Av. Rio Branco, Rio de Janeiro. 17 de junho de 2013.    

Editorial

    As estrelas não seguem essa ou aquela trajetória levadas por forças externas. Elas escolhem seus caminhos como se fossem livres e abençoados deuses .      

|

Mitos Cosmogônicos III – O nascimento do mundo segundo Israel*

ARTIGO / Dando continuidade à publicação de mitos tradicionais de criação do Universo,  exibimos neste número trechos da apresentação de Jean Bottéro** também proferida no encontro ocorrido em 1959, na França, onde se juntaram antropólogos, arqueólogos e historiadores. – – – – – IDEIAS A COSMOGONIA TEOLÓGICA O que surpreende primeiro na leitura destes textos…

Impressões sobre o livro Ensaios sobre a singularidade, de Tony Hara

ARTIGO / José Martins Salim // – – – – – Fui surpreendido por um vento forte e frio, vindo do interior do Paraná, que me retirou da letargia que o mundo contemporâneo produz com a sua ânsia de conhecer e controlar o futuro. Certas partes do corpo, já entorpecidas pelo hábito forjado pelo ofício,…

Por que não podemos voltar ao passado?

ARTIGO / Mario Novello // – – – – – Em 1949 o matemático austríaco Kurt Gödel provocou uma revolução no mundo da ciência ao produzir uma resposta inusitada e ao mesmo tempo tecnicamente irrefutável a essa questão. De sua análise, conclui-se que a humanidade nunca teve e nunca terá a possibilidade de percorrer um…